Gerenciamento e transporte de resíduos industriais



O gerenciamento dos resíduos é uma necessidade incontestável e requer não apenas a organização e a sistematização das fontes geradoras, mas, principalmente, o transporte e tratamento adequado do lixo num processo sustentável.

Etapas do Gerenciamento de Resíduos


 

Classificação dos Resíduos

Resíduos classe I - Perigosos: São aqueles que apresentam periculosidade, conforme definições norma ABNT NBR 10004. São resíduos contaminantes que apresentam características como: Corrosividade, Reatividade, Inflamabilidade, Toxicidade e Patogenicidade.

Resíduos classe II - Não perigosos.

Resíduos classe II A - Não inertes: São aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduo classe I – perigosos. Podem ter propriedades, tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Oriundos dos serviços de limpeza de áreas que não estejam contaminados por resíduos de processo industrial.

Resíduo classe II B - Inertes, conforme definição norma ABNT NBR 10004.  São aqueles que não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo. Podem ser dispostos em aterro industrial / aterro sanitário ou reciclados.

A Nova Osasco auxilia o cliente a atender todas as legislações pertinentes, em cada etapa deste processo.

As empresas podem contar, ainda, com outros serviços que a ajudam a executar de forma eficaz seu plano de gerenciamento de resíduos, entre eles, programas de treinamento e palestras para cumprimento de todas as etapas do processo, desde a segregação ao correto acondicionamento dos resíduos.

Porque Praticar a Gestão de Resíduos

• Racionalização de atividades;
• Redução de perdas e desperdícios;
• Processos e produtos mais limpos;
• Acesso a novos mercados;
• Conscientização ambiental com minimização de acidentes ambientais;
• Redução de custos de água, energia e matérias primas;
• Menor risco de sanções dos órgãos normatizadores e fiscalizadores.